Proteção que gera benefícios

A competitividade existente no mercado tem exigido das organizações diferenciais e atrativos, os quais são apresentados ao público através das marcas utilizadas em seus serviços e mercadorias, propiciando credibilidade perante os clientes. Outro fator preponderante é a rápida mudança no mundo eletrônico e virtual, que tem potencializado a ocorrência de plágios e ocasionado uso indevido de marcas e outros ativos intangíveis, gerando prejuízos. Em contra partida, os empreendedores tem na legislação da propriedade intelectual uma fundamental ferramenta de resguardo de seus bens imateriais, além de ser uma estratégia para evidenciar o seu diferencial competitivo ao mercado.

            A iniciativa de explorar o capital intelectual e o respaldo proporcionado através da correta proteção do bem intangível tem se tornado uma ferramenta utilizada tanto por pequenas empresas como as grandes corporações. Essa é uma realidade não só de Santa Catarina, mais do Brasil. Segundo dados do Instituto Nacional da Propriedade Industrial - INPI, os pedidos de marcas feitos por pequenos empreendedores cresceram nos últimos três anos no Brasil. Desde 2007, mais de 100 mil pedidos são depositados anualmente, segundo dados do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), órgão governamental responsável por conceder as autorizações. Em todo o País há mais de 600 mil marcas cadastradas.

            O Empreendedor, hoje, tem na propriedade intelectual muito mais que patentes de inovação e registros de marcas. Ela abrange registro de desenho industrial, proteção do segredo de negócio e informação estratégica, direito autoral e muito mais!. Esses serviços são oferecidos pelo Sistema de Proteção Intelectual (Printe), operado pela Cerumar Propriedade Intelectual, disponibilizado aos associados das Associações Empresariais através de uma parceria com as Federações das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc) e também com a Federação das Associações Comerciais de Rondônia (Facer). Para obter mais informações procure a ACIU ou acesse:www.printe.com.br.

Thaise Rossi da Rosa

JP/SC 002931

Assessoria de Comunicação